55ª Caminhada dos Carolas (Susão- Valongo)

55ª Caminhada dos Carolas / 08.12.2006
                   (Rota do Vicente / Valongo – Susão – parte I)

                                                                                                                                                                           

 

“Os nomes de Valongo e Susão têm origem numa lenda que remonta à época em que alguns cristãos perseguidos no Oriente, se refugiaram em Cale, foz do rio Douro. Entre eles estava o rico negociante judeu Samuel, recém convertido ao Cristianismo, e a sua filha Susana. Pensavam os fugitivos estarem já livres de perseguições quando foram obrigados a defender-se dos árabes que dominavam a região. Com astúcia, prepararam uma armadilha e capturaram o jovem Domus de cujo resgate esperavam obter a paz. Enquanto decorriam as negociações, Domus e Susana apaixonaram-se e o mouro pediu para ser baptizado para poder casar-se com a jovem. O acordo com os muçulmanos era assim impossível e decidiram todos fugir, deixando Portucale (Porto) em direcção ao Oriente. Chegados ao topo da Serra de Santa Justa depararam com uma paisagem lindíssima e a apaixonada Susana exclamou um elogio sincero ao vale longo que sob os seus olhos se estendia. Desceram ao vale e nele decidiram ficar para sempre, edificando as primeiras casas de uma povoação que se veio a chamar Susão, em memória da bela Susana. O vale que Susana tinha achado belo e longo ficou conhecido como Valongo.”

 

Aí está a nossa 55ª Caminhada dos Carolas, a realizar no próximo dia 08 de Dezembro de 2006. O local da concentração será como de costume, junto à Ambar, ás 8:00h., para sairmos ás 8:30h. O percurso será de 8 Kms., (circular), com um grau de dificuldade (baixo), e com uma duração total de aprox. 3 horas. Devem trazer um calçado (bota), com piso de borracha e bem ajustado ao pé. Quanto ao almoço, ele será “devorado” num parque de merendas situado a meio do percurso, e como tal será para levarmos a mochila ás costas. É importante que levem uma muda de roupa e um poncho ou fato de chuva, pois o tempo não está para brincadeiras. Embora o percurso seja muito bom de o fazer, convém não levar crianças pequenas. Como de costume, depois da foto do grupo e entrega das lembranças, regressaremos ao Porto.

 

Confirmar até ao dia 07 de Dezembro ...SEM FALTA,.

Inscrição/Participação na Actividade: Cada carola deverá pagar (5 carolas) pela participação nas nossas actividades. Ficam isentos os carolas até aos 18 anos.

 

ITINERÁRIO: AMBAR > VCI > A4 AMARANTE  > Paragem na área de serviço  a seguir ao túnel de Águas Santas, para o café da manhã > SAÍDA PARA ERMESINDE > Em direcção à Biblioteca de Valongo (ponto de partida e chegada).

 

Contactos:

Alfredo Paiva

Telemóvel 96 257 27 28 – e-mail: alfredo.paiva@ambar.pt

Alfredo Barbosa

Telemóvel 93 443 17 65 – e-mail: sontec@sapo.pt

www.oscarolas.blogs.sapo.pt

tags:
publicado por Os Carolas às 18:35 link do post | comentar | favorito