Caminhada "Caseira" Serra de Nogueira (Viana do Castelo)

NOGUEIRA...A QUANTO OBRIGAS!
 
No passado dia 19 de Maio do corrente ano, fui convidado, juntamente com o meu amigo Luis Espassandim, a participarmos, numa caminhada, lá para os lados de Nogueira, Viana do Castelo, intitulada  de Caminhada "caseira" na Serra de Nogueira. Esta caminhada organizada pela nossa amiga Cláudia Bezerra, participante assídua das nossas caminhadas dos Carolas, teve como característica principal o seu elevado grau de dificuldade. Caminhada "caseira"? - perguntarão vocês. Sim caseira, porque de facto teve a participação de algumas dezenas pessoas, sendo a maioria, suponho eu, oriundas e residentes daquela localidade. Outra curiosidade "caseira" é que entre este grupo existem laços familiares. A caminhada foi dura, muito dura. Valeu imenso a ajuda do Nuno que com o seu "gps", tentou sempre procurar os melhores trilhos, mas suponho que foi só para nos dar ânimo. No início,  a subir, mais parecia escalada que caminhada (...isto não se faz Cláudia). Até chegar ao topo, foi um autêntico, suar as estopinhas. O meu amigo Espassandim até enjoou...imaginem. Valeu o esforço, pois chegados ao topo da serra, deparamos com  um  cenário  simplesmente maravilhoso. Aqui no topo, fomos ao encontro da casa do Ti Domingos Afonso, lugar onde se julga, e isto na versão popular, se refugiava amuado quando a mulher lhe dava um "nega". Se não era nega era quando se chatiavam.
 
Depois da visita à casa do Ti Domingos Afonso, fomos em busca de um lugar para o desejado almoço. Não foi muito complicado. Depois de refeitos do almoço, lá partimos, agora ao encontro do  "Homem Branco", que mais não é do que um marco geodésico, ali existente. Aqui tiramos uma fotografia do grupo, com o Jorge Meireles em primeiro plano, colocado mesmo no topo do marco geodésico, defraldando a bandeira mais linda do mundo, a bandeira Portuguesa. No momento fez-me lembrar o João Garcia, quando atingiu, o cume do Evereste. Só que este defraldou a bandeira do Millennium Bcp...digo eu. Depois de tirada a foto lá seguimos o nosso caminho, agora a descer. Lembro que mesmo aqui, continuavamos a ser muito bem orientados pelo Nuno e o seu "gps".
 
A descida foi como a subida...terrível. Com alguns bate-cus à mistura, acabou por ser uma fase da caminhada bastante hilariante, ao ponto de a Migui se sentar  sobre a erva e deixar-se deslizar por ali abaixo. Foi a melhor solução que ela encontrou. Também acredito que já houvesse um pouco de Sol a mais naquela cabeça. Mais pulo, menos pulo, lá chegamos ao estradão. Agora,  rumo ao povoado, ainda tivemos tempo para encher algumas garrafas de água, num lago ali existente e ir visitar umas pedras tumulares, que segundo o povo, pertenciam a umas freiras. Elas não estavam lá, juro. Depois do Sr. Domingos, que foi ao nosso encontro, ter transportado de regresso, alguns caminhantes, na sua Rascal, lá seguimos nós, com uma única imagem na nossa mente... uma "bejeca"  fresquinha. Eureka!! e não é que se deu um milagre. De repente a taberna da Tia xpto (...desculpe lá, mas esqueci o seu nome...acho que é Raquel ou Lurdes), olhe se não for nenhum destes nomes, fica a intenção. Aí sim, bejeca pela goela abaixo.
 
Finalmente chegados ao ponto de partida. A casa Devesinhas, onde fomos muito bem recebidos pela familia Bezerra, com especial destaque para o Sr. Domingos e D.Irene. Um pouco de descanso, com alguma tertúlia à mistura, lá regressei ao Porto mais o meu amigo Luis, deixando para trás, umas quantas simpáticas pessoas, que de alguma forma, farão parte do meu leque de amizades. Para trás deixei também Nogueira, uma localidade onde de facto se desfruta de um ambiente próprio de ruralidade, onde a qualidade de vida está sempre presente.
 
Uma nota muito especial para a D.Irene, que apesar da sua idade, foi de facto uma heroína, pela forma aparentemente fácil com que fez toda a caminhada, mostrando aos mais novos (e eu que o diga), que de facto a idade são apenas números. Parabéns D. Irene, e olhe...os rolinhos no cabelo ficavam-lhe mesmo muito bem.
 
Obrigado Bezerra's Family
Alfredo Paiva
Fotos by...Claudia...
tags:
publicado por Os Carolas às 00:03 link do post | comentar | favorito