64ª Caminhada dos Carolas - 17.05.2008 -Monte Farinha

                               64ª Caminhada dos Carolas - 17.05.2008

                    (Monte Farinha / N. Sra. Da Graça - Mondim de Bastos) 

 

 


 

         

                    

Não, de bicicleta nem pensem.

 

Este percurso pedestre pretende dar a conhecer um caminho muito antigo que ainda hoje é utilizado pelos peregrinos, para chegar ao alto do Monte Farinha. Este é apenas um dos trilhos principais que o povo sempre utilizou para poder chegar ao topo. Não se trata apenas de um simples trajecto, que nos leva a um local paradisíaco, mas sim um caminho de sacrifício, de encontro, de procura e de agradecimento. É um caminho de história, com muita história para contar, pois ao longo do seu percurso, existem inúmeros vestígios do passado, como por exemplo alguns troços em Calçada Medieval  (Calçada Romana), o Castro do Castroeiro, o próprio Santuário e a Pedra Alta, que muitos estudiosos classificam como Menhir. Todo o Monte Farinha está envolvido de contos e de lendas, que lhe conferem uma aura de encanto, de mistério e de aventura. De referir os autênticos túneis de flora que iremos encontrar nalguns pontos da subida.                                                                                                                                                     

 

           

 

Eis a nossa 64ª Caminhada dos Carolas, a realizar no próximo dia 17 de Maio de 2008. O local da concentração será como de costume, junto à Ambar, ás 7:15, para sairmos ás 7:30h SEM FALTA. Devem trazer um calçado (bota), com piso de borracha e bem ajustado ao pé.

O almoço será lá em cima junto ao santuário, o que quer dizer que teremos que levar a mochila ás costas. Não esquecer levar água suficiente, pois o tempo pode aquecer e é preciso compensar o esforço com hidratação. Como de costume, depois da foto do grupo e entregas das lembranças, regressaremos a casa.

 

 

Características do percurso:

 

- Circular, com aprox. 14,5Kms  com uma duração de aprox. 6 horas.

- Nível de dificuldade: Moderado / Alto (...não se assustem, pois não há razão para isso)

- Desníveis: Primeira parte sempre a subir até à igreja Nossa Sra. Da Graça. Segunda parte sempre a descer até Mondim (local onde ficarão as viaturas)

- Tipo de caminho: Início em estrada. Depois de sair da estrada o piso é muito bom até  à base do Monte. Depois subiremos pela calçada romana que é bem lageada e bem definida. Na descida o piso é também muito bom e na parte final faremos um pouco de estrada.

 

Confirmar até ao dia 16 de Maio de 2008...SEM FALTA.

 

Inscrição / Participação na Actividade: Cada Carola deverá pagar (5 carolas) pela sua participação nas nossas actividades. Ficam isentos os Carolas até aos 18 anos.

 

ITINERÁRIO: AMBAR > VCI > em direcção A4 Vila Real > Saída para Celorico de Basto EN210 > em direcção a Mondim de Basto.

 

 

 

AVISO: SE QUISEREM TRAZER UM AMIGO (A), FAÇAM-NO, MAS TENTEM EXPLICAR-LHES DO QUE SE TRATA, NO SENTIDO DE FICAREM SENSIBILIZADAS, PARA A SUA CONDIÇÃO FÍSICA.

 

 

Contactos:

Alfredo Paiva

Telemóvel 96 257 27 28 –  91 831 26 80 - e-mail: alfredo.paiva@ambar.pt

Alfredo Barbosa

Telemóvel 93 443 17 65 – e-mail: sontec@sapo.pt

www.oscarolas.blogs.sapo.pt

 

publicado por Os Carolas às 21:59 link do post | comentar | favorito