86ª Caminhada - Entre a Ria e o Mar - 16-10-2010

 

                              86ª Caminhada dos Carolas       

                                           16.10.2010

                             (Entre a Ria e o Mar / Costa Nova / Ílhavo)

 

 

 

Este trilho inicia-se ao longo da praia, proporciona-nos  a possibilidade de entrar em contacto directo com um ecossistema complexo, frágil e ao mesmo tempo fascinante, tornando-se numa autêntica viagem entre cores, sons e odores. Aqui, a paisagem dunar é sem dúvida a protagonista: o maravilhoso equilíbrio entre a acção dos ventos e a tenacidade das numerosas espécies de plantas moldaram, ao longo de séculos, esta costa, criando as dunas.

 

E se a flora é directamente responsável pela criação, manutenção e desenvolvimento natural do sistema dunar, constitui também um habitat óptimo para algumas espécies animais: desde pilritos e borrelhos, que se podemos observar a correr velozmente ao longo do areal, aos vários mamíferos adaptados a estas condições tão particulares. Ao caminhar para o interior, iremos ser surpreendidos pela deslumbrante paisagem de transição entre o Mar e a Ria: dum lado as ondas do mar que, com toda a firmeza que lhe é característica, rebentam ao largo da costa; do outro as águas tranquilas da ria, que espelham o azul do céu.

 

Ao longo da Beira Ria (CostaNova), o espectáculo perante os nossos olhos muda totalmente: a vegetação, caracteristicamente ripícola; a fauna, semelhante àquela de estuários e de grandes lagos, e, por fim, a calmaria da Ria, onde os raios do Sol brilham produzindo milhares de faíscas sobre a superfície das águas. É um ecossistema extremamente rico em biodiversidade e cheio de vida.

 

Emoldurados nesta paisagem de harmoniosos contrastes, encontramos também estemunhos da tradição, da história e da cultura da gente que habita estes locais, como o Farol da Barra, que com os seus 62metros de altura acima do nível do mar, desempenha há mais que um século um papel fundamental no controlo do tráfego marítimo nesta zona. Na Costa Nova, onde os típicos palheiros, ex-libris da localidade, nos falarão das origens desta histórica povoação, o pedestrianista poderá ainda confrontar-se com a vida frenética e pitoresca do mercado do peixe; com o fascinante espectáculo das proas das embarcações reflectidas nas águas da Ria no cais dos pescadores; com os sabores da gastronomia típica.

 

Mas a rica história desta região reserva aos seus visitantes ainda inúmeras surpresas, como a presença da evidência arqueológica dum antigo barco de grande porte (sec. XV) e da sua preciosa carga no fundo das águas da ria. O percurso proporciona uma experiência única, e é também pensado para a prática de desporto, nomeadamente pedestrianismo, manutenção, jogging,  estando devidamente marcado e sinalizado. Costa Nova Barra.

 

Eis então, a nossa 86ª Caminhada dos Carolas, a realizar no próximo dia 09 de Outubro de 2010. O local da concentração será como de costume, junto à Ambar, ás 8:00h, para sairmos ás 8:30h SEM FALTA. Devem trazer um calçado confortável, bem ajustado ao pé. Roupa leve e confortável. Não esquecer o chapéu e  água . Quanto ao almoço, será a meio do percurso. Como de costume, depois da foto do grupo e entregas das lembranças, regressaremos a casa.

 

Atenção: Mais uma vez apelamos, dentro dos possíveis,  ao cumprimento dos horários, para que tudo corra pelo melhor. É só fazer um pequeno esforço e boa vontade.

 

Características do percurso:

 

-Início e fim do percurso : Farol da Praia da Barra

 

-Circular,  com +- 11,5Kms., com uma duração de aprox. 5 horas. Piso muito acessível.

 

-Nível de dificuldade : Fácil

 

-Desníveis : Inexistente

 

 

Inscrição / Participação na Actividade: Cada Carola deverá pagar (5 carolas) pela sua participação. Ficam isentos os Carolas até aos 18 anos.

 

 

ITINERÁRIO: AMBAR > VCI em direcção a Sul, saída para a A29 (Espinho / Estarreja). Paragem na área de serviço de Ovar (BP) para o café da manhã. Saída da área de serviço ás 9:30h. Seguimos em frente até à saída para a A25 Aveiro. Continuamos pela A25 em direcção a Aveiro, e depois de passarmos o estádio viramos na placa que diz PRAIAS / ZONA PORTUÁRIA. A partir daqui é sempre em frente em direcção à Costa Nova. Depois de passarmos a ponte viramos na placa que diz BARRA / PARQUE DE CAMPISMO e é só seguir em frente pela avenida principal até próximo do farol, local onde daremos início à caminhada.

 

 

Nota 1: É importante que consigamos o menor número de carros na rua, para melhor podermos controlar as situações. Quero dizer com isto, que o ideal será formarem grupos e fazerem a chamada "vaquinha".

 

Nota 2: Quem quiser ir ter à área de serviço de Ovar (A29), lá estaremos ás 9:00h, para tomarmos o café da manhã. A saída da área de serviço será ás 9:30h. Convém que avisem se optarem por esta decisão.

 

 

Nota 3: Seguro: Informámos que continuamos a estudar a melhor proposta, quanto a este tema, e que enquanto não tivermos esta questão resolvida, as nossas caminhadas não estão a coberto de qualquer seguro. Como tal, a participação de cada um, é da sua inteira responsabilidade.

 

AVISO: SE QUISEREM TRAZER UM AMIGO (A), FAÇAM-NO, MAS TENTEM EXPLICAR-LHES DO QUE SE TRATA, NO SENTIDO DE FICAREM SENSIBILIZADAS, PARA A SUA CONDIÇÃO FÍSICA.

 

 

 

 

Contactos:

Alfredo Paiva

Telemóvel 96 257 27 28 –  91 831 26 80 - e-mail: alfredo.paiva57@gmail.com

 

Alfredo Barbosa

Telemóvel 93 443 17 65 – e-mail: sontec@sapo.pt

www.oscarolas.blogs.sapo.pt

publicado por Os Carolas às 08:43 link do post | comentar | favorito