103ª Caminhada dos Carolas (Levada do Piscaredo / Mondim de Basto / 16.06.2012)

Nas Mestras, há um açude onde se inicia a levada de Piscaredo, um antigo moinho e mais duas ou três casas. Para se atingir facilmente o açude atravessa-se o rio Cabril nas poldras - forma de atravessamento deixada pelos romanos - sendo estas constituídas por vinte blocos tendo um deles inscrita a data de 1890.

 

O percurso decorre por um trilho ao longo da levada, por entre bosques de carvalhos, loureiros e freixos. Alguns eucaliptos e sobreiros, já na parte final.
Do lado esquerdo, corre o rio Cabril, por entre um corredor ripícola constituído por salgueiros, freixos, loureiros, amieiros, etc., onde se abriga uma riquíssima avifauna, da qual se destacam as aves de bosque. Com frequência ouve-se o piar da águia-de-asa redonda voando em círculos sobre este maravilhoso vale que, imagine-se, terá variada coloração, conforme a época do ano: agora verde, no Outono laranja e amarelo, castanhos de vários tons…

 

Eis então a nossa 104ª Caminhada dos Carolas, a realizar no próximo dia 16 de Junho de 2012. O local da concentração será como de costume, junto à Ambar, ás 7:00h, para sairmos ás 7:45h SEM FALTA. Devem trazer um calçado (bota), com piso de borracha e bem ajustado ao pé. Não esquecer um pequeno poncho, pois o tempo pode nos surpreender. Iremos almoçar no fim do percurso, como tal é para levarmos a mochila às costas. Quem quiser levar fato de banho, esteja à vontade, pois não faltam piscinas naturais. Como de costume, depois da foto do grupo e entregas das lembranças, regressaremos a casa.

 

Características do percurso:

- Linear, com aprox. 18Kms., (8,8Kms. Ida e 8,8Kms. Volta) com uma duração de aprox. 5 horas.

 - Nível de dificuldade: FÁCIL; FÁCIL; FÁCIL

 - Início e fim do percurso: Junto ás Piscinas Municipais.

 

 

ITINERÁRIO: AMBAR >  seguindo em direção à A4 Vila Real.  Depois da portagem de Amarante, sair na saída nº 15 CELORICO DE BASTO (EN 210). Depois é só seguir em frente em direção a Mondim de Basto, até ao parque de estacionamento junto ás Piscinas Municipais.

 

ATENÇÃO: Quem quiser ir direto, deverá estar junto ás Piscinas Municipais a partir das 9:30h

 

Nota: Como vamos fazer uma paragem na área de serviço de Águas Santas (a seguir ao túnel), quem quiser ir lá ter deverá lá estar a partir das 8:00h. A saída da área de serviço será às 8:30h

 

-Seguro: Informámos que continuamos a estudar a melhor proposta, quanto a este tema, e que enquanto não tivermos esta questão resolvida, as nossas caminhadas não estão a coberto de qualquer seguro. Como tal, a participação de cada um, é da sua inteira responsabilidade.

 

 

AVISO: SE QUISEREM TRAZER UM AMIGO (A), FAÇAM-NO, MAS TENTEM EXPLICAR-LHES DO QUE SE TRATA, NO SENTIDO DE FICAREM SENSIBILIZADAS, PARA A SUA CONDIÇÃO FÍSICA.

 

 

Contactos:

Alfredo Paiva

Telemóvel 96 257 27 28 –  91 831 26 80 - e-mail: alfredo.paiva57@gmail.com

Alfredo Barbosa

Telemóvel 93 443 17 65 – e-mail: sontec@sapo.pt

oscarolas.blogs.sapo.pt

publicado por Os Carolas às 13:38 link do post | comentar | favorito