79ª Caminhada dos Carolas 06.03.2010 (Terras do Granito - Águeda)

 

Nas fundações da serra do Caramulo, em zona de xisto e de granito que se designou serra ou monte Alcova, situa-se a freguesia mais afastada da sede do Concelho, um rincão aprazível ainda impregnado de ruralidade serrana, que dá pelo nome de Macieira de Alcova. Freguesia, durante muito tempo de difícil acesso, esta povoação teve quase a forçada possibilidade e o condão de guardar no seu seio, aspectos linguísticos, etnográficos e folclóricos dignos de menção e registo.
 
                                                                                                                                                            
Eis então, a nossa 79ª Caminhada dos Carolas, a realizar no próximo dia 06 de Março de 2010. O local da concentração será como de costume, junto à Ambar, ás 7:30h, para sairmos ás 8:00hSEM FALTA. Devem trazer um calçado (bota), com piso de borracha e bem ajustado ao pé. Trazer também agasalho para o frio e para a possível chuva (Poncho). Iremos almoçar a meio do percurso, num local recheado de história e imaginação. Como tal, é para levarmos a mochila às costas. Para os amantes da fotografia, este vai ser um percurso com cenários perfeitamente fantásticos. Como de costume, depois da foto do grupo e entregas das lembranças, regressaremos a casa.
 
Atenção: Mais uma vez apelamos, dentro dos possíveis, ao cumprimento dos horários, para que tudo corra pelo melhor. É só fazer um pequeno esforço e boa vontade.
 
Características do percurso:
 
- Circular, com aprox. 10Kms , e com uma duração de aprox. 3 a 4horas.
 - Nível de dificuldade: Moderado
 - Início e Fim: Macieira de Alcova
 
 
Inscrição / Participação na Actividade: Cada Carola deverá pagar (5 carolas) pela sua participação. Ficam isentos os Carolas até aos 18 anos.
 
ITINERÁRIO: AMBAR > VCI em direcção a Sul, saída para a A29 (Espinho / Estarreja). Paragem na área de serviço de Ovar (BP) para o café da manhã. Saída da área de serviço ás 9:00h. Seguimos em frente até à saída para a A25 Vilar Formoso / Viseu. Continuamos pela A25 até encontrarmos a saída nº10 para Talhadas. Saímos aí, sempre em direcção a Águeda, até encontrarmos o desvio para Préstimo. Continuamos sempre até encontrarmos a placa que diz Barrosa. Seguiremos em frente até ao desvio que indica Macieira de Alcova.
 
Nota 1: É importante que consigamos o menor número de carros na rua, para melhor podermos controlar as situações. Quero dizer com isto, que o ideal será formarem grupos e fazerem a chamada "vaquinha".
 
 
Nota 2: Quem quiser ir ter à área de serviço de Ovar (BP), deverá lá estar a partir das 8:15h. A saída da área de serviço será ás 9:00H. Agradecemos que nos informem, caso optem por esta situação.
 
Nota 3: Seguro: Informámos que continuamos a estudar a melhor proposta, quanto a este tema, e que enquanto não tivermos esta questão resolvida, as nossas caminhadas não estão a coberto de qualquer seguro. Como tal, a participação de cada um é da sua inteira responsabilidade.
 
AVISO: SE QUISEREM TRAZER UM AMIGO (A), FAÇAM-NO, MAS TENTEM EXPLICAR-LHES DO QUE SE TRATA, NO SENTIDO DE FICAREM SENSIBILIZADAS, PARA A SUA CONDIÇÃO FÍSICA.
 
 
 
 
Contactos:
Alfredo Paiva
Telemóvel 96 257 27 28 – 91 831 26 80 - e-mail: alfredo.paiva@ambar.pt
Alfredo Barbosa
Telemóvel 93 443 17 65 – e-mail: sontec@sapo.pt
oscarolas.blogs.sapo.pt
publicado por Os Carolas às 19:30 link do post | favorito