80ª Caminhada dos Carolas 27.03.2010 - Levadas de St. Aleixo - Ribeira de Pena

 

Descobrir Ribeira de Pena e os milhares de pormenores de afirmação de uma cultura rural, é sem dúvida um dos principais motivos de interesse para quem visita. Teremos sem dúvida alguma, a grande oportunidade de contemplar a paisagem, sempre dominada pela água dos rios e ribeiras, transformando os vales em férteis terrenos agrícolas. São as vinhas, os prados, os montes com urze, os bosques fechados e bem dentro dessa paisagem é-nos oferecido os mais variados locais aprazíveis, para restauramos todas as nossas energias.
 
A ponte pênsil ou ponte de arame foi obra do Padre Albino Afonso e inaugurada em 1963; é uma ponte muito bela e considerada por muitos como uns dos mais belos exemplares do género e que, ainda hoje é visitada por muitos turistas. Outro rio que devemos ilustrar como benéfico para a freguesia é o Beça, porque é este que alimenta a "levada", um sistema bem antigo de transportar a água através de canais e regos, que permite uma distribuição do precioso líquido para ajudar o solo, tanto quando ele é fértil e generoso.

Dizem os investigadores que uma das razões por que existem ainda hoje tantos Relógios de sol em Ribeira de Pena era a sua utilidade ao permitir ver facilmente e a vários utilizadores ao mesmo tempo, quando é que acabava o espaço de tempo que lhes cabia para regar e dar lugar a outros.
 
Uma nota curiosa :
Entre pelourinhos e solares, que podemos apreciar (quem quiser),depois da nossa tarefa cumprida poderemos também visitar a Igreja do Salvador. Foi nesta igreja que Camilo Castelo Branco se casou, em 18 de Agosto de 1841, com Joaquina Pereira de França, uma jovem de 14 anos, natural de Gondomar.

 
                                                                                                                                                           
Eis então, a nossa 80ª Caminhada dos Carolas, a realizar no próximo dia 27 de Março de 2010. O local da concentração será como de costume, junto à Ambar, ás 7:30h, para sairmos ás 8:00hSEM FALTA. Devem trazer um calçado (bota), com piso de borracha e bem ajustado ao pé. Trazer também uma muda de calçado, e peúgas. Iremos almoçar a meio do percurso, num parque de lazer, muito aprazível, onde não irá faltar o café. Como tal, é para levarmos a mochila às costas. Para os amantes da fotografia, este vai ser um percurso com cenários perfeitamente fantásticos. Como de costume, depois da foto do grupo e entregas das lembranças, regressaremos a casa.
 
Atenção: Mais uma vez apelamos, dentro dos possíveis, ao cumprimento dos horários, para que tudo corra pelo melhor. É só fazer um pequeno esforço e boa vontade.
 
Características do percurso:
 
- Circular, com aprox. 16Kms , e com uma duração de aprox. 6 horas.
 - Nível de dificuldade: Moderado (com um desnível ascendente moderado e um desnível descendente fácil.
 - Início e Fim: Ponte Pênsil ou Ponte e Arame (St. Aleixo)
 
 
Inscrição / Participação na Actividade: Cada Carola deverá pagar (5 carolas) pela sua participação. Ficam isentos os Carolas até aos 18 anos.
 
ITINERÁRIO: AMBAR > VCI em direcção a A3 (Braga), saída antes da portagem para Ermesinde/Alfena > A41 FELGUEIRAS/LOUSADA até á Portagem > passada a portagem entramos na A11 LOUSADA/GUIMARÃES, > e paramos na área de serviço logo a seguir à portagem. Depois seguimos até á saída para A7 FAFE/GUIMARÃES > seguimos em frente até á saída 13 RIBEIRA DE PENA. Depois desta saída, é seguir as placas até ao centro de Ribeira de Pena. Quando estivermos mesmo em Ribeira de Pena, contornamos a rotunda sem virar para o centro e seguimos em frente até S. Aleixo (Ponte de Arame).
 
Nota 1: É importante que consigamos o menor número de carros na rua, para melhor podermos controlar as situações. Quero dizer com isto, que o ideal será formarem grupos e fazerem a chamada "vaquinha".
 
 
Nota 2: Quem quiser ir ter à área de serviço de Lousada (RODAREAS), imediatamente a seguir à portagem, deverá lá estar a partir das 8:15h. A saída da área de serviço será ás 9:00H. Agradecemos que nos informem, caso optem por esta situação.
 
Nota 3: Seguro: Informámos que continuamos a estudar a melhor proposta, quanto a este tema, e que enquanto não tivermos esta questão resolvida, as nossas caminhadas não estão a coberto de qualquer seguro. Como tal, a participação de cada um é da sua inteira responsabilidade.
 
AVISO: SE QUISEREM TRAZER UM AMIGO (A), FAÇAM-NO, MAS TENTEM EXPLICAR-LHES DO QUE SE TRATA, NO SENTIDO DE FICAREM SENSIBILIZADAS, PARA A SUA CONDIÇÃO FÍSICA.
 
 
 
 
Contactos:
Alfredo Paiva
Telemóvel 96 257 27 28 – 91 831 26 80 - e-mail: alfredo.paiva@ambar.pt
Alfredo Barbosa
Telemóvel 93 443 17 65 – e-mail: sontec@sapo.pt
oscarolas.blogs.sapo.pt
publicado por Os Carolas às 08:07 link do post | favorito